O Conceito de Responsabilidade Social Corporativa - Veja algumas práticas

Gostei0 Não Gostei0
O Conceito de Responsabilidade Social Corporativa - Veja algumas práticas totalqualidade.blogspot.com - 1072 dias atrás


O conceito de Responsabilidade Social, ganha cada vez mais destaque no cenário das empresas. Foi se o tempo onde a diretoria pensava só em dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Claro que não dá pra negar que este ainda é o tema mais importante na pauta dos acionistas, mas a verdade é que a responsabilidade social tem recebido maior atenção o que me fez aproveitar esse "mundão" de conhecimento da internet para revisar alguns conceitos.
Segundo o Instituto Ethos "Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. As enormes carências e desigualdades existentes no país, aliada às deficiências crônicas do Estado no atendimento das demandas sociais, conferem maior relevância à responsabilidade social empresarial. "
As empresas pensam nisso porque querem realmente um mundo diferente ou porque querem se promover perante seus clientes?
As empresas que são gerenciadas de acordo com os princípios da responsabilidade social devem não apenas seguir as orientações e necessidades dos seus proprietários, mas seguir também todas aquelas que trarão benefícios para toda a sociedade. Não adianta somente divulgar os balanços patrimoniais, é preciso também divulgar o balanço com a sociedade, ou seja, como está a empresa em números e em termos ambientais e sociais.
A responsabilidade social deve acontecer tanto interna quando externamente nas empresas, pois como sabemos as pessoas também vivem em empresas e todos os aspectos devem ser considerados.

A filantropia e o filantrocapitalismo
Para Elenice Roginski Santos doações e outros gestos de caridade não vinculados a estratégia empresarial não caracterizam a responsabilidade social corporativa. A responsabilidade social deve fazer parte da estratégia e de ações pró-ativas da alta direção da empresa. O reflorestamente de áreas desmatadas utilizando mão -de - obra local são exemplos de ações de RS. Já a doação de agasalhos pode ser considerada um exemplo de filantropia.
Ambas são importantes, mas o que notamos de diferente é que a primeira é de caráter estrutural, que traz mudanças profundas e transforma a sociedade em suas bases, já a segunda, apenas realiza transformações momentâneas.


Warren Buffet e Bill Gates deram grandes exemplos de filantropia, doando e prometendo doar, grande parte de suas fortunas. Buffet vai doar 99% de seus mais de US$ 50 bi. Mas uma crítica aplicável a eles é que foram bastante demorados em inserir nas estratégias da Berkshire Hathaway e da Microsoft os conceitos de responsabilidade social.

A ISO 26000 - A primeira norma internacional de responsabilidade social
Aplicável a empresas de diferentes setores, portes e localidades tem por objetivo orientar as empresas na implantação de políticas, práticas e princípios de Responsabilidade Social Corporativa.
A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não com objetivo de certificação. Os sete princípios da ISO 26000 são:
• Responsabilidade; • Transparência,• Comportamento Ético;• Consideração pelas partes interessadas;• Legalidade;• Normas Internacionais;• Direitos Humanos.
O Brasil desde 2004 já possui a sua norma de Responsabilidade Social, a ABNT NBR 16001:2004.

Veja Exemplos de Práticas de Responsabilidade Social
No site do Instituto Ethos você pode visualizar um banco de práticas de responsabilidade social.
As práticas estão divididas pelos temas:
Valores e Transparência;Público Interno;Meio Ambiente;Fornecedores;Clientes;Comunidade;Governo e Sociedade;Redução da Desigualdade;Gestão da Responsabilidade Social;Cadeia de Valor;Programa Tear;
Para ver todas essas práticas, clique aqui.
Sites que você pode visitar para se aprofundar um pouco mais
http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=4
http://veja.abril.com.br/quem/buffett-gates.shtml
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n9/10_rs_filantropia.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/iso26000/o-que-e-iso26000
E também a página do Instituto Ethos
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx

Agora muito cuidado para não transformar a responsabilidade social em uma grande hipocrisia. O conceito e o propósito são nobres e vale a pena não deixar o termo virar uma fachada para empresas que querem apenas promover a sua marca sem realmente agir em prol de uma sociedade mais sustentável.Acesso o conteúdo do Total Qualidade http://totalqualidade.blogspot.com


Continuar lendo...

Relacionados

  • Comentários
Nome:
Comentário:
Código:
captcha

estatisticas